SugarBearHair: Frascos Originais vs Contrafeitos

 

 


PEQUENO HISTORIAL: ANO 2020

Em 2020, após o início da pandemia COVID-19, a Bradas da Nossa Carapinha (BDNC) em busca de alternativas para assegurar a sustentabilidade das suas operações no mercado, num momento difícil e de incerteza, procurou parcerias e representações com novas marcas.

Entre as marcas confirmadas, destacou-se a SugarBearHair - de origem Americana, reconhecida como sendo um fabricante de suplementos alimentares diversos, para cabelo, pele, beleza e bem estar no geral.

Foi neste contexto que foi assinado um contrato de representação para Moçambique entre a BDNC e a empresa detentora da marca SugarBearHair, a BeSweetCreations, situada nos Estados Unidos da América (EUA) - resultando numa primeira importação em finais de 2020, porém só desalfandegada em Janeiro de 2021, devido aos contrangimentos na logística, criados pela pandemia da COVID-19.

 

DETEÇCÃO DE CONTRAFRAÇCÃO: ANO 2021

Em Agosto de 2021, na qualidade de Revendedor Autorizado para o território Moçambicano, a BDNC viu-se obrigada a comunicar o seu público sobre a ocorrência de frascos contrafeitos em circulação nas redes sociais e a preços que variavam entre 2000MT e 3500MT, com entrega grátis para as Cidades de Maputo e Matola (fonte: Instagram).

No âmbito do contrato celebrado entre a BDNC e a BeSweet Creations, consta uma cláusula que impede a criação de páginas locais em nome da marca SugarBearHair. Neste contexto, a página do Instagram @sugarbearmz nunca seria do conhecimento ou da autorização da BeSweet Creations e muito menos seria um Revendedor Autorizado em Moçambique.
Adicionalmente, o custo das pastilhas na sua fonte (Flórida, EUA), considerando o custo do transporte e respectivos encargos de importação e taxas aduaneiras, totaliza à saída do desalfandegamento, um valor  em Moçambique a volta de 3000MT-3500MT. Este valor contudo, não inclui o IVA ou a margem, por forma a encontrar-se o preço de venda ao público (PVP).


De modo que os produtos comercializados no Instagram, não poderiam de forma alguma tratar-se de produtos originais e prova disso são as imagens abaixo que demonstram a comparação entre os frascos comercializados na altura pela BDNC e os frascos comercializados nas Redes Sociais em 2021, além de que contrabando é também uma ofensa nos termos da lei.
Por forma a proteger o seu investimento, a BDNC formalizou uma denúncia junto a Inteligência Aduaneira e a Autoridade Reguladora de Medicamentos (ARM), pois em Moçambique, suplementos alimentares são considerados medicamentos e por isso, a sua regulação é responsabilidade do Ministério da Saúde.
A formalização da denúncia implicou recolhas de amostras tanto do stock original da BDNC assim como do stock contrafeito existente no mercado através das páginas @sugarbearmz e @hairqualitymoz, para que fossem encaminhadas à todas as partes envolvidas no processo, incluindo a própria marca nos EUA e ARM para efeitos de análises laboratoriais.
Os resultados, demonstraram que as pastilhas contrafeitas não tinham a mesma composição que as pastilhas originais como seria de esperar. Infelizmente devido as perdas irreparáveis nas vendas, a BDNC viu se obrigada a suspender a importação de suplementos alimentares até que a situação ficasse ultrapassada no mercado nacional, prejudicando assim os clientes que de forma constante, compravam os suplementos.

 

COMBATE A CONTRAFRAÇCÃO: ANO 2023

A BDNC decidiu depois de 2 anos de interrupção, voltar a importar as pastilhas Sugar Bear Hair. Tal decisão, foi resultado do esforço também da BeSweet Creations que decidiu descontinuar os frascos anteriores e recriar novas embalagens como forma de combater a contrafraçcão dos seus produtos.

 

Os novos frascos diferem dos anteriores em tamanho (são maiores), forma (dispõem de um novo desenho), sinais (dispõem de novos sinais de autenticidade para conferir a sua originalidade). Adicionalmente, os novos frascos contem 75 pastilhas contra o número anterior de 60 pastilhas. Neste primeiro stock, os nossos frascos contem 80 pastilhas com 6000 mcg de biotina contra os anteriores 5000mcg.

Note-se que a BDNC e/ou a BeSweet Creations se opõem a comercialização de suplementos alimentares em Moçambique. Todavia, não se pode apoderar de forma desonesta e fraudulenta, para ganhar dinheiro vendendo produtos que se façam passar por determinadas marcas, à custa de investimento alheio.

Caso as pastilhas actualmente a venda nas Redes Sociais têm validade comercial, então que seja criada a sua própria marca, com investimento do seu próprio marketing para de forma honesta e credível, vender produtos da sua própria propriedade intelectual, sem enganar a terceiros alegando vender algo que não é.

 

Caso tenha sido vítima comprando frascos contrafeitos, faça a sua denúncia electrónica ao INSTITUTO NACIONAL DE ACTIVIDADES ECONÓMICAS (INAE) clicando AQUI. Primamos pelas boas prácticas comerciais, respeitamos investimento e propriedade alheia. Estamos abertos a colaborar e a dar suporte a outros comerciantes locais, porém, não toleramos fraudes ou açcões que periguem o nosso próprio trabalho ou a saúde dos nossos próprios clientes.

Por isso, recomendamos ao público a comprar as pastilhas SugarBearHair com a BRADAS DA NOSSA CARAPINHA - entidade quem tem um contrato assinado para o território Moçambique com a empresa detentora da marca. Compre seja pelos nossos próprios canais de venda (WEBSITE E LOJA ONLINE, WhatsApps) ou pelos nossos REVENDEDORES AUTORIZADOS

 

Para matéria adicional, leia AQUI o nosso comunicado emitido através do nosso Newsletter em 2021.