Sobre Vendas Ilegais e Não Autorizadas

 Um dos nossos maiores objectivos é tornarmo-nos na melhor referência como distribuidores de produtos orgânicos importados directamente da fonte, para assegurar a melhor qualidade e ao melhor preço possível para Moçambique. Porém, não é uma actividade simples tendo em conta as etapas que envolvem o processo de importação: desde os custos associados ao desalfandegamento da mercadoria até ao custo do transporte para os Pontos de Venda a retalho.

Nesta página vamos de um modo sumário, ilustrar o processo de importação desde a obtenção da mercadoria até ao consumidor final bem como, apresentar alguns dos custos de referentes à duas marcas específicas lançadas em 2018 bem e e expor alguns estabelecimentos comerciais em Maputo que têm colocado em risco o investimento das Bradas bem como cometer abertamente abuso de propriedade intelectual com o objectivo de arruinar as vendas de uma empresa que compre com a obrigatoriedade do processo de importação.

O esquema acima não inclui os custos de Marketing e Publicidade que as Bradas tem para promover o seu trabalho em particular quando se tratam de produtos e marcas novas por forma a suavizar o processo de penetração dos produtos no mercado. Para as últimas marcas lançadas, foi feito um investimento considerável que envolveu (mas não só limitado à):

  • Produção do preçário para Moçambique;
  • Produção de um cocktail de lançamento;
  • Produção de vídeos diversos de carácter profissional;
  • Produção de fotografias e outro material de carácter profissional;
  • Produção de concursos e programas de Brand Ambassadors;
  • Produção de conteúdos locais para melhor integração dos Moçambicanos;

 

View this post on Instagram

Este vídeo é para o público e simpatizantes das Bradas bem como qualquer comerciante, distribuidor exclusivo ou dono de marcas em Moçambique (@black.khakhelaspot mencionada neste vídeo) ou qualquer outra pessoa que tenha interesse em ver o seu trabalho respeitado. O vídeo é também para os nossos parceiros cujas vendas ficam afectadas por estas práticas @chillipeppermoz @thelookhairbody @farmaciabotika E por último, o vídeo é também para as Bradas que manifestaram o seu interesse nesta marca contribuindo para a sua divulgação em Moçambique por via do nosso programa de Brand Ambassador e outras formas de colaboração: @ehbonito @afrotwind @afilitaneves @shay.monjane @noirnaturel @nacerinemogne @nyakaptine @auriasucena @fairamesquita @nelly110294 @hecadosanjos Estamos e sempre estivemos dispostos a trabalhar com qualquer pessoa seja ela singular ou colectiva em Moçambique contribuindo para o seu crescimento de modo que precisamos avaliar que práticas de negócio queremos para nós e num mercado criado pela #nossacarapinha já considerado pequeno. Sem mencionar que neste preciso momento o nosso website encontra-se fechado para manutenção e remoção de qualquer produto cuja informação além das Bradas, serve para quem não compra com as Bradas e pretende apenas tirar proveito do nosso árduo trabalho #supportblackbusiness #supportlocal #naturalistas #supportsmallbusiness #mozambique🇲🇿 #mozambique #mozambicana #maputo #Moçambique🇲🇿 #moçambique #cabelonatural #naturalhair #melaninpopin #melanina #crespa #seriously #serioustalk #conversinha #conversas

A post shared by Bradas da Nossa Carapinha 🇲🇿 (@nossacarapinha) on

 

Tratando-se de marcas novas e com produtos na altura ainda não conhecidos pelas Bradas, no que diz respeito ao evento / cocktail de lançamento das marcas em questão, alguns dos esforços e custos associados envolveram também:
  • Disponibilização de stock diverso por parte das marcas para efeitos de gift bags;
  • Disponibilização de stock diverso das Bradas para efeitos de gift bags;
  • Disponibilização de material promocional diverso por parte das marcas;
  • Disponibilização de material promocional diverso por parte das Bradas;
  • Despesas de acomodação e de estadia da dona de uma das marcas;
  • Despesas de produção e preparação do evento no local realizado;

 

 

De modo que não é correcto entidades decidirem comercializar mercadoria específica das Bradas não respeitando a obrigatoriedade de Inspecção Pré Embarque, quando existe todo este esforço e investimento envolvendo pagamento de taxas e encargos conforme a Pauta Aduaneiradocumento este produzido pela Autoridade Tributária. 

 


View this post on Instagram

Mais um vídeo para o público e simpatizantes das Bradas bem como qualquer comerciante, distribuidor exclusivo ou dono de marcas em Moçambique ou qualquer outra pessoa que tenha interesse em ver o seu trabalho respeitado e protegido por lei. O vídeo é também para os nossos parceiros cujas vendas ficam afectadas por estas práticas @chillipeppermoz @thelookhairbody @farmaciabotika E por último, o vídeo é também para estas todas as Bradas que manifestaram interesse nesta marca concorrendo ao nosso concurso de Brand Amassadors (a terminar em breve), das quais a @noirnaturel e @milena_gomez_ foram as vencedoras e tem vindo a contribuir para a sua divulgação da TGIN em Moçambique. Estamos e sempre estivemos dispostos a trabalhar com qualquer pessoa seja ela singular ou colectiva em Moçambique contribuindo para o seu crescimento de modo que precisamos avaliar que práticas de negócio queremos para nós e num mercado criado e em constante investimento pela #nossacarapinha. O nosso website continua fechado (disponível apenas por senhas) em manutenção para uma nova imagem e conceito que pretendemos oferecer aos nossos clientes e a Moçambique. Algo digamos... difícil de plagiar... o nosso website é para compras e não pesquisa, sobretudo quando se tratar de plagiar ou nosso trabalho. #supportblackbusiness #supportlocal #naturalistas #supportsmallbusiness #mozambique🇲🇿 #mozambique #mozambicana #maputo #Moçambique🇲🇿 #moçambique #cabelonatural #naturalhair #melaninpopin #melanina #crespa #seriously #serioustalk #conversinha #conversas

A post shared by Bradas da Nossa Carapinha 🇲🇿 (@nossacarapinha) on

 

Abaixo apresentamos quatro (4) estabelecimentos com que as Bradas da Nossa Carapinha tiveram em tempos prévio contacto por forma a desenvolver oportunidades de negócio para ambas as partes, tendo estes optado por comercializar produtos específicos directamente relacionados com as Bradas sem auferir as prácticas mais correctas.

 

  1. Rapha Lhapha:
    Rua Dom Estevão Ataide Número 42 Bairro da Sommerchield

  2. Beauty and Hair Cosmetics:
    Mercado Central | Corredor A | Loja 136 Bairro da Baixa

  3. A Prancha:
    Av. Vladimir Lenina Esquina com Av. 24 de Julho Número 611 R/C

As Bradas da Nossa Carapinha apenas e especificamente comercializa um determinado tipo de produtos e em quantidades bastante reduzidas dado os elevados custos de importação. Como pode a loja Beauty Hair and Cosmetics produzir receita proveniente da comercialização destes mesmos produtos muito acima das Bradas da Nossa Carapinha? Uma loja que pelos preços practicados demonstra não pagar impostos por via da sua receita ao Estado Moçambicano? Uma loja que continuamente persegue uma pequena empresa importadora que além de comercializar produtos que decide por si trazer para o mercado Moçambicano, esforça-se em cumprir com o pagamento de taxas aduaneiras? 

Apelamos a Inteligência Aduaneira a investigar este local, que parece adquirir produtos de origem Americana em lojas diversas na vizinha África do Sul e posteriormente, por via de conversão da tabela cambial, estabelece o preçário de venda em Meticais sem respeitar as taxas alfandegárias, arruinando as vendas das Bradas da Nossa Carapinha que assume encargos aduaneiros.  

 

Como se explica a discrepância dos preços abaixo entre produtos tão similares e com preços de retalho próximos nos EUA? E neste caso, trata-se de uma loja localizada numa zona nobre da capital do País que comercializa produtos cosméticos de categoria de luxo! Estamos em tempos difíceis para os cofres do Estado de modo que é mais um movito para Inteligência Aduaneira investigar também este estabelecimento que tem igualmente comercializando produtos especificamente relacionados com as Bradas da Nossa Carapinha.

 

Neste contexto, entendemos como dada permissão às Bradas da Nossa Carapinha para também comercializar em Moçambique e a preços muito baixos:

  • Produtos REVLON 
  • Produtos IVY BEARS (o que não nos transmite interesse pois acreditamos muito mais nos nossos produtos)
  • Produtos com um certo nível de investimento por qualquer uma destas entidades, o que não passa de um conjunto vazio pois nenhuma destas entidades preocupa-se ou tem demonstrado capacidade e domínio de distribuição e de desenvolvimento de mercado como as Bradas tem feito, fazendo-se passar por oportunistas e comerciantes de prácticas incorrectas!


Conforme a Pauta Aduaneira, estes estabelecimentos devem pagar 20% + 30% + 17% de IVA acrescido ao valor das suas mercadorias + custo de envio + seguro para os produtos que tem vindo a comercializar! Os baixos preços practicados não consideram as taxas aduaneiras pois se o fizessem, jamais iriam comercializar este tipo de produtos depois de todo o trabalho e preparação no mercado elaborado pela Bradas da Nossa Carapinha. 

Apelamos a estes e outros estabelecimento com intenções e prácticas semelhantes a criarem o seu próprio mercado. Não temos necessariamente que trabalhar juntos mas vamos criar um ambiente de negócios saudável para Moçambique sobretudo para inspirar gerações futuras que vão se baseando no que vêem de actuais comerciantes em que buscam inspiração. Evitem meter-se com mercadorias e "ganha pão" de outros comerciantes ou se o fizerem, que cumpram com toda a obrigatoriedade para que seja uma concorrência leal e justa!

Caso prefira ver pelo os vídeos pelo Facebook, clique AQUI para ver o primeiro vídeo e AQUI para ver o segundo vídeo.